A JOÃO CRISÓSTOMO FIGUEIRA DA SILVA, S.A (JCFS) foi constituída em 1962 como sociedade por quotas, apesar da sua actividade se ter iniciado em 1946, sob a forma de empresa em nome individual.
Em 2000, foi transformada em sociedade anónima, sendo actualmente o capital integralmente subscrito e realizado de 1.000.000 euros.
O capital social é detido inteiramente por descendentes do seu fundador, contando actualmente, com elementos da terceira geração familiar, os quais constituem o actual quadro administrativo da empresa.
Com uma história com cerca de 70 anos, a JCFS, SA é uma sociedade privada, cuja origem remonta ao ano de 1946, com a criação de uma empresa em nome individual, por parte do seu fundador João Crisóstomo Figueira da Silva.
Desde o início a empresa passou por enormes mutações, desde a aquisição do seu primeiro estabelecimento comercial – mercearia e bar – até à construção do edifício onde iria centralizar toda a sua estrutura operacional e, à transformação em sociedade anónima, sua actual forma jurídica. Estas mudanças foram cruciais na forma como a empresa se empenhou para um crescimento seguro e focado na afirmação no mercado regional.